Todos os trabalhos apresentados neste site são protegidos pela lei (9.610) de direitos autorais. Se desejar reproduzi-los ou utiliza-los é necessário autorização da artista. Envie um email solicitando: marcia@substancia4.com.br

All work on the site is protected by copyright law (9,610). Ask for the reproduction and use of the part.

Send an email requesting: marcia @ substancia4.com.br

EXPOSIÇÕES E PUBLICAÇÕES

DENTRO/FORA" | para o projeto Córtex

Exposto no Instituto DOR de Pesquisa e Ensino - IDOR (RJ)

"O trabalho foi composto por uma collage impressa, aplicada sobre a capa de um volume da antiga enciclopédia Barsa, e apoiada sobre uma base de granito. Todo o conjunto é envolto por uma redoma de acrílico transparente.

A composição foi criada em cima da imagem (ampliada) de neurônios. A partir dessa imagem fiz uma relação entre 'universos', o micro e o macro - o interno e o externo, o que está dentro e o que está fora, quando se está dentro e quando se está fora, o que é estar dentro e o que é estar fora.

Quando estivemos no IDOR, me interessei pelas imagens de neurônios (super ampliados) apresentados pelo pesquisador Rodrigo Madeiro. Elas me remeteram muito às imagens de galáxias que estudamos quando crianças ( "Uma galáxia é um grande sistema, gravitacionalmente ligado, que consiste de estrelas, remanescentes de estrelas ...' ).

O processo passou pela representação da imensidão dentro de nós, a imensidão fora de nós e o quanto se tem de desconhecido. A poética do espelhamento entre o micro e o macro e a ideia de que o que há é uma 'repetição de tudo'.

A escolha pelo suporte 'enciclopédia Barsa' não foi aleatório. A Barsa foi durante décadas conhecida como o conjunto de todos os conhecimentos humanos."

O trabalho foi adquirido pelo Instituto e encontra-se exposto em suas dependências.

Marcia Albuquerque - Artbio